1. Qual
é a legislação que rege esse assunto?
São
as normas contidas no próprio diário.
2. Como
deverá proceder o Diretor de Escola em relação aos diários de classe dos
docentes?
O
Diretor deve ver no diário de classe um documento de importância para a escola.
O diretor deverá passar aos professores as seguintes informações:
a) Devem
ser evitadas rasuras nos diários. Quando ocorrerem, as mesmas deverão ser
justificadas e assinadas;
OBS: Antes
de efetuar qualquer registro nos diários de classe, observar o calendário
escolar, horários afixados na sala dos professores e alterações na listagem de
alunos. Em casos de dúvidas consultar a direção. Observar com atenção todas as
orientações, a fim de não usar corretivos, principalmente nos conceitos
atribuídos. Se ocorrer alguma rasura fazer a respectiva observação datando, e,
caso houver, deve ser feito o devido “salvo rasura” por parte do docente.
b) É
proibido retirar os diários do estabelecimento;
c) Os
diários devem ser mantidos ao alcance da direção e demais autoridades a quem
possam interessar (DE, Corregedoria do Estado, Justiça, etc);
d) Utilizar
a mesma cor de caneta (azul ou preta) até o último bimestre.
e) Os
professores devem anotar, nos espaços apropriados, diariamente, a presença ou a
ausência de cada aluno, os conteúdos ministrados, as notas avaliatórias,
recuperação contínua, conforme a proposta pedagógica e o plano de trabalho da escola;
f) Os
diários serão recolhidos, ao final de cada bimestre, para verificação e visto
e, ao final do ano, para arquivo na escola.
INSTRUÇÕES
PARA PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS
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QUADRO
1 – CAPA
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· IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
· CURSO
(ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II OU MÉDIO)
· COMPONENTE
CURRICULAR
· ANO
· SÉRIE
· TURMA
· OBSERVAÇÃO:
quando o diário for encapado, deverá conter uma etiqueta com os dados acima
citados e o nome do professor.
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QUADRO
2
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· Registre
o nome do componente curricular
· Observação:
o código da disciplina foi abolido
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QUADRO
3
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· Turno:
(1)manhã (3)tarde (5)noite.
· Grau:
Ensino Fundamental ou Médio.
· Série:
6º Ano, 7º Ano, 8º Ano,...
· Turma:
A, B, C...
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QUADRO
4
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Registre
os nomes dos alunos de forma manuscrita ou xerocada conforme lista da
PRODESP.
O
lançamento ou cancelamento de nomes de alunos será feito após os registros na
lista piloto. Observe na frente do nome do aluno a data de transferência
expedida ou recebida. Exemplo: TE, TR, RECL
ou AB (abandono).
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QUADRO
5
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· Registre
as ausências dos alunos. EX: F ou f.
· Registre
as presenças. Ex: C.
· Não
use (.) para registrar presenças
· OBSERVAÇÃO:
Faça seus registros diariamente para facilitar seu trabalho e para que ao
final do bimestre não se incorra em erros e imprevistos. Os diários de classe
deverão estar sempre em ordem e à disposição para visto da Direção /
Supervisão.
· O
aluno que conste na Secretaria como transferido (dependendo sempre
da data da transferência) deverá ter um traço por toda extensão do campo
referente à apuração da frequência. Para o aluno ausente no dia da avaliação,
registrar-se-á F. Para o aluno que se recusou a fazer ou realmente não
atingiu o objetivo proposto o lançamento do conceito que condiz com o produto
apresentado. Usar como registro as menções de 0 a 10. Tenha certeza do
conceito final do aluno antes de registrá-lo. Não se esqueça de que o
conceito deve ser global. Aluno desistente, durante o bimestre em
andamento, deverá ter conceitos e total de faltas apresentado. Neste
caso o numero de faltas deve ser diferente do número de aulas dadas. Aluno
sem frequência nenhuma terá o registro (f) e total de faltas que deverá ser
igual ao numero de aulas dadas. Inutilizar todos os espaços em branco com
traços no diário. Não podem ter rasuras (corretivo, lápis ou borracha)
ou qualquer tipo de colagem.
Os
· Os
alunos que forem matriculados no decorrer do ano darão prosseguimento à
lista. Preenchimento a mão.
· Identifique,
na parte superior do quadro, o ano, bimestre, os meses e os dias letivos.
· OBSERVAÇÃO:
ao término de cada mês não deixe nenhuma coluna em branco, os quadrinhos
deverão ser usados sequencialmente.
· Na
página reservada para registro de frequência, registrar o mês
correspondente, colocar somente os dias letivos e atividades suspensas
previstas no calendário. Nos dias letivos que estão compensando as atividades
suspensas, deverá constar nas colunas o evento realizado.
· Ponto
facultativo, feriado religioso, feriado nacional ou municipal (previstos no
calendário), registre apenas no resumo dos conteúdos (quadro 6) ou nas
observações (parte inferior do quadro 5).
· Comemoração
cívica e atividade letiva registre freqüência para os alunos no campo acima
citado. Neste caso, conta-se aula prevista e dada. Se for durante a semana,
registre aula prevista conforme o horário de suas aulas: se forem aos sábados
e domingos, registre uma aula em cada diário.
|
QUADRO
6
RESUMO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O BIMESTRE
|
· O
professor começará o registro pelo mês, depois o dia e a seguir o conteúdo
programático desenvolvido durante as aulas e a metodologia utilizada.
· O
conteúdo deverá ser bem especificado (DETALHADO) não podendo usar palavras
únicas como por exemplo: exercícios, revisão, avaliação, retomada, entre
outros. Registrar as situações didáticas vivenciadas, não devendo
acumular informações para dias posteriores, como também, não registrar
aulas antecipadamente, uma vez que, o registro é a comprovação de que as
aulas foram ministradas naquela
data.
Registrar
diariamente as atividades, não sendo permitido o uso das expressões “IDEM”,
“BIS” ou “ver folha anterior”.
· Não
pule nenhuma linha.
· Não
deixe nada a lápis.
Faça
todos os registros possíveis sobre recuperação contínua. Deve conter os
registros claros e precisos das práticas de ensino voltados para a
recuperação contínua do aluno em sala de aula. Ao registrar as
atividades, recuperação contínua, revisão, especificar o assunto desenvolvido.
Certifique-se de que as “verificações/avaliações/atividades” estejam
registradas exatamente nos dias em que foram realizadas. Deve conter o
registro dos alunos encaminhados à recuperação paralela por defasagem de
aprendizagem e sua saída da recuperação paralela por ter apreendido os conteúdos
que permitem a consolidação das competências e habilidades que determinaram o
encaminhamento do aluno à recuperação paralela. Deve conter o registro de
compensações de ausências realizadas nos termos do Regimento Escolar. (veja
sugestões na última folha).
· Quando
houver aula dupla o professor deverá registrar a data por duas vezes.
· Caso
o professor titular da sala falte, registre: falta do professor, nome do
professor substituto e o conteúdo programático desenvolvido. Em caso de licença
do professor titular, o professor substituto deverá fazer os registros no
período de substituição.
· Registre
ao final de cada bimestre os seguintes dizeres: “a recuperação contínua foi
realizada sistematicamente no decorrer das aulas, retomando-se os conteúdos
não assimilados sempre que necessário, especialmente para os alunos
números....”
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QUADRO
7
REGISTRO
DE AVALIAÇÕES
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· Registre
qual o instrumento de avaliação o professor está aplicando. Exemplo: prova
escrita, trabalho em grupo, observação, outros.
· OBSERVAÇÃO:
· Aplique,
no mínimo, três instrumentos diversificados de avaliação.
· Não
registre palavras como comportamento positivo, negativo e outros.
· Não
deixe colunas em branco.
· Não
registre nada a lápis.
· Registre
todos os instrumentos de avaliação usados na recuperação contínua.
· Ao
término do bimestre, não use os termos: média, média final; use avaliação
bimestral ou quando for o caso avaliação final (5ª nota).
· Registre
as ausências compensadas a partir do 2º bimestre.
· Não
registre “ponto positivo”, “ponto negativo” neste espaço; se for necessário,
faça um controle à parte.
· NF
(não fez) não pode ser usado.
· O
resultado das avaliações durante os bimestres, no final dos bimestres e
avaliação final (5º) serão registrados em escala numérica de notas em números
inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). (Resolução SE n. 61/2007)
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QUADRO
8
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· Coloque
seu nome e assinatura nos lugares identificados sempre à tinta.
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QUADRO
9
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· Registre
o número de aulas dadas e previstas sempre à tinta.
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QUADRO
10
ACOMPANHAMENTO
E CONTROLE DO RENDIMENTO ESCOLAR
|
· Este
quadro é de uso exclusivo do professor; deverá ser utilizado para avaliações,
recuperações, ausências, conselhos de classe, avaliações bimestrais, finais e
outras que o professor queira fazer, visando ao melhor acompanhamento do
aluno.
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QUADRO
11
GENERALIDADES
|
· Este
quadro é de uso exclusivo do professor para que seja utilizado da maneira que
lhe aprouver, de modo que anote a programação, reuniões, problemas detectados
com alunos (doenças, indisciplina, etc.), contato com os pais, resultados de
conselhos, comunicados, alunos com freqüência irregular, licença-saúde, entre
outros.
· SUGESTÕES:
1. Compensação
de ausências:
O
aluno_____________compensou (ou não compensou) ausências referentes ao
___bimestre.
2. Licença-saúde:
O
(a) Aluno (a) ____________, n.____, requereu licença-saúde, de ____ dias, de
____ a _______ e submetido a exercícios domiciliares de acordo com o Decreto
Lei n. 1044/69.
Cumpriu
(não cumpriu) ______ aulas correspondentes ao período supra citado.
(se
cumpriu, registrar o conteúdo desenvolvido e os procedimentos metodológicos
utilizados).
3. Licença-Gestante:
120 dias – Decreto Lei n.1044/69 e Lei n. 6.022/75.
No
caso de licença-saúde ou licença-gestante, registrar falta no diário de
classe e o total de ausências compensadas no período.
|
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA 2017
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