HOJE ESTAREMOS FAZENDO UMA LEITURA COMPARTILHADA DO ESTUDO - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
ATPC 26/02/2018
BOA TARDE A TODOS,
HOJE ESTAREMOS FAZENDO UMA LEITURA COMPARTILHADA DO ESTUDO - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
POSSIBILIDADES E LIMITES - Salinas (2004)
alerta para o problema da avaliação das atividades em grupo, diferenciando o
que seria a situação dos alunos “trabalharem agrupados” de “trabalharem de
forma cooperativa”. O autor destaca que cabe ao professor a habilidade de
propor a cada grupo de alunos um conjunto de atividades que possam ser feitas
pelos diferentes integrantes do grupo em diferentes níveis de complexidade e
que, unidos, dêem como resultado um trabalho que é o resultado de um esforço
compartilhado. - requer definição clara dos critérios para exploração e
pesquisa do tema/conteúdo proposto; é necessária a explicitação das fontes de
consulta; - permite a expressão de compreensões, conceitos e elaborações feitas
pelo próprio aluno; - é possível verificar o atingimento dos objetivos
propostos, bem como o grau de dificuldade sobre o conteúdo; - permite o
acompanhamento das aprendizagens, avanços e dificuldades de cada aluno; exige
tempo maior do professor para organização das atividades propostas; - se não
houver clareza do objetivo da produção, as informações e conceitos apresentados
pelo aluno pode ser aceita na forma como foi apresentada; - é preciso
selecionar cuidadosamente as temáticas para a produção e o aluno deve ter um
conhecimento prévio do assunto.
HOJE ESTAREMOS FAZENDO UMA LEITURA COMPARTILHADA DO ESTUDO - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
POSSIBILIDADES E LIMITES - Salinas (2004)
alerta para o problema da avaliação das atividades em grupo, diferenciando o
que seria a situação dos alunos “trabalharem agrupados” de “trabalharem de
forma cooperativa”. O autor destaca que cabe ao professor a habilidade de
propor a cada grupo de alunos um conjunto de atividades que possam ser feitas
pelos diferentes integrantes do grupo em diferentes níveis de complexidade e
que, unidos, dêem como resultado um trabalho que é o resultado de um esforço
compartilhado. - requer definição clara dos critérios para exploração e
pesquisa do tema/conteúdo proposto; é necessária a explicitação das fontes de
consulta; - permite a expressão de compreensões, conceitos e elaborações feitas
pelo próprio aluno; - é possível verificar o atingimento dos objetivos
propostos, bem como o grau de dificuldade sobre o conteúdo; - permite o
acompanhamento das aprendizagens, avanços e dificuldades de cada aluno; exige
tempo maior do professor para organização das atividades propostas; - se não
houver clareza do objetivo da produção, as informações e conceitos apresentados
pelo aluno pode ser aceita na forma como foi apresentada; - é preciso
selecionar cuidadosamente as temáticas para a produção e o aluno deve ter um
conhecimento prévio do assunto.
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